quinta-feira, 29 de julho de 2010

Nós só queríamos passear!!!

Um dia destes, eu e a Bluedressed andávamos a passear por uma zona toda chique de Lisboa, enquanto fazíamos tempo para coisas importantes (sim, que eu e a Bluedressed somos gaijas que fazemos coisas importantes! De vez em quando mas gaijaqueégaija também só faz coisas importantes de vez em quando! Bom, adiante...), estava eu a dizer que andávamos nós a fazer tempo para coisas importantes quando... por favor... por favor... mas que mal tinhamos nós feito nessa manhã para merecer aquilo?! Passo a explicar...

Primeiro... primeiro levo com uma cigana fabulosa que tentou vender óculos escuros à Bluedressed mas, quando percebeu que ela não ía comprar nem um parzinho que fosse, quis ler-me a sina! Ora... mesmo sem pagar fiquei a saber que não devia ter medo e que sou muito invejada! Começo a acreditar... já uma vez fiquei a saber que havia duas mulheres que me tinham feito um feitiço com terra do cemitério! Confesso que não gostei! Não gostei porque moro ao pé de um cemitério e sinceramente... quer dizer... então não podiam ter ido fazer feitiços para mais longe? Bom...

Segundo... fomos literalmente “atacadas” por um bando de mocinhas coreanas que só queriam mostrar-nos “Deus Mãe”! O problema é que a sua forma de abordar possíveis fiéis não é a melhor! Não é minhas amigas! Vocês não podem aparecer assim em bando (eram algumas 7 ou 8!) com ar de quem nos vai assaltar ou bater e depois começar a perguntar numa língua em que não percebemos uma única palavra se acreditamos ou conhecemos este ou aquele deus! Eu perguntei 4 vezes “Como?”, três vezes pedi desculpa e disse que não estava a perceber e a Bluedressed (cheia de sorte!) ouviu a única menina que conseguia dizer duas palavras em português minimamente perceptível! Depois também não podem fazer o ar de desgraçadas e começar a chorar porque ao fim de quinze minutos de vos tentar perceber digo que não tenho tempo! E excusam vocês, amigos blogueiros, de perguntar porque é que não as despachei mais cedo! Só que eu, para começar, sou uma rapariga educada! Depois... depois estive mais de dez minutos a tentar perceber se estavam a pedir informações, se me queriam oferecer alguma coisa ou se lhes tinha acontecido alguma desgraça!!!

Terceiro... em terceiro conhecemos o Pedro não sei quê (desculpa lá Pedro mas eu já estava farta de gente a meter conversa comigo!) que pertencia à associação não sei quantas que tinha criancinhas não sei com o quê e precisava de ajuda para alguma coisa!!!

Epá!!! Eu e a Bluedressed andávamos a passear!!! Só queriamos ver umas montras!!! Ver uns trapinhos agora para o Verão!!! E acima de tudo descontrair!!!
Para a próxima, perguntem-me primeiro se eu estou para aí virada... é que se não estiver a coisa corre mal mas se estiver até consigo ser uma gaja simpática!!!


P.S - À pala disso, a Buedressed apanhou uma constipação! Tá mal!!! Pois está!!!
“Olhe, desculpe, por acaso não viu o Eruí… Passou para onde?”


“Em frente, pois, pois, já tinha dito [espera lá, olha que este também…]”


“[Pronto, pronto, é que incham logo!] Qual é a sua graça? Mariusz? Sz… Posso chamar-lhe só Mário, para simplificar? Mas a mim é que não me custa dizer Éruíne, aliás, não me custa mesmo nada, já Mariusz…”


“Pois, pois… pois, pois, é, é isso. Olhe, talvez, talvez. Então adeusinho. Pareceu-me ver ali o… Éruíne…”














Pernas, para que te quero?


Parafraseando a nossa querida LittleGirlBlue: “alguém me explica” por que é que todas as pessoas, quando vão a correr para apanhar o autocarro, começam a sorrir?


Blast your mind!!!

Porque gosto deles e acho que são do melhor que se faz em Portugal, aqui vos deixo, meninas e meninos, senhoras e senhores... Blasted Mechanism!!!

Da melancia...

Descobri que há uma variedade nova de melancia! É a chamada “melancia com C de cedilha”!!!

Por favor... a Bluedressed é que é a menina da gramática e do bom português mas... já não há pachorra para tanto erro ortográfico!!!

Ò meus amigos: antes de E ou I, o C NAO leva cedilha !!! Perceberam?!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ainda se lembram deste senhor?


“Minha senhora, não pode entrar aqui! Isto é de acesso reservado!”
“Como?”
“Acesso reservado, minha senhora!”
“Olhe, desculpe, deixe-se lá de graçolas, ‘que eu estou muito aflita e diga-me qual delas é a das mulheres.”

terça-feira, 27 de julho de 2010

Exacto, exacto. E ela a ti também te pôs daquelas toalhas? Ãh? Daquel… E fez-te a massagem? Ãh? E arrepelou-te toda? A outra? Quem, quem? Ah, a das 3 e meia! Já ‘tou a ver, já ‘tou a ver quem é!

Uma mão que ajuda!

Ontem foi o Dia Mundial dos Avós.


Não sei muito bem para o que é que serve, mas acho muito bem que calhe no verão porque assim os netos já têm mais tempo para passar com os avós. Aliás, pelas minhas contas (ora 3x9=27 e vai um…), os netos vão ter tempo de sobra para passar com os avós porque os paizinhos já se devem ter metido num avião em menos de três tempos e voado para bem longe para passar umas férias excelentes. Daquelas férias maravilhosas em que a única coisa que sabem fazer é azucrinar o pessoal dos hotéis e gritar-lhes: “Isto é inadmissível! Já viajei pelo mundo todo e nunca me trataram assim!”. Olhem, bidas… O que vale é que estes paizinhos tontos, vamos chamá-los assim, hão-de ser, um dia, quem sabe, uns avozinhos fofos…

Mas eu concordo com este dia. Acho uma coisa fofa e útil. Pelo menos para mim foi, não pensem que estou a ironizar. É que aprendi, graças a uma reportagem na televisão, que os avós de Jesus eram o Joaquim e a Ana (será Ana… Já sabem que a minha cultura nestes assuntos…) e, já agora, aproveito este meio para agradecer a uma senhora que apareceu a falar e que disse que foi à missa rezar por aqueles avós que já partiram e pelos quais ninguém reza. Minha senhora (dirijo-me agora a ela especificamente), permita-me que lhe agradeça porque, de facto, isso é coisa que não consigo fazer. Já agora, não me leve a mal, e espero que não considere abuso da minha parte, os nomes dos meus avós são Otília e Gilberto. Obrigada pela sua vontade e disponibilidade.

Estão a ver? Esta senhora sim, ela é que pratica o bem e ajuda os ‘brethren’. Obrigada!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ora muito boas noites!

Não se preocupem os de vós que não concordais com as saudações no plural. Eu também não gosto tão pouco o que não invalida que, em certas ocasiões, não o possa fazer, não é verdade? Era só o que faltava!

Mas vamos falar de outras coisas. Gostaram do vídeo do grande artista que bos coloquei? Então e que tal voltar a botar outro, também interpretado por esse grande ícone pop da velha guarda, multi-instrumentista, compositor e produtor?

Pois que seja feita a vossa vontade! Aquando do seu regresso com o ‘Older’, o Grande Artista fez um unplugged para a MTV e lá colocou uma música muito bonita, daquelas de fazer suspirar as almas mais românticas, ‘I Can’t Make You Love Me’. Existe um vídeo com a gravação de estúdio, com umas imagens muito bonitas de flores de cores várias e outras coisas fofas que já me estão a deixar um bocado zonza de tão enjoada (assim como uma explicação muito simpática, exaustiva e atenciosa do contexto da elaboração do dito tema), e existe este testemunho que aqui vos deixo, do dito unplugged. Se a memória não me falha, este unplugged foi gravado a 9 de Outubro de 1996, tinha o ‘Older’ sido lançado há escassos meses.

Disfrutem os de vós que também apreciam este grande senhor e eu prometo que não volto a repetir a gracinha de pôr coisas destas assim tão de seguida e ainda por cima no verão… com este calor todo… E não fica nada bem a uma gaja das electrónicas e das erudições ouvir estas coisas… “Quem? Geor… não… não tou a ver… Ele canta o quê? Wake me… (e antes que lhe salte para cima a dizer: “Seu nabo, ‘Wake Me Up Before You Go’ é dos Wham! e não a solo e foi lançado em 1984!!!! Quando ele ainda só tinha um single a solo!!! E é se tinha porque o ‘Careless Whisper’ foi também lançado nesse mesmo ano)” e vou calar-me porque senão continuava aqui a dizer-vos que o ‘Careless Whisper’ era para ter sido um single Wham! mas não foi e que foram feitos dois vídeo-clips… e… caaaaaaleeeeeeeeeeemmmmmmmm-meeeeeeeeeeeee……..

Ah, deixem-me só dizer mais isto! Nas teclas irão ver dois senhores, um deles assim muito cabeluuuuuuuuuudo, que acompanha, há coisa de 12 ou 13 anos, os meus Fofos Depeche! Ele a vida, ãh, olhem... é... é uma casquinha de noz!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ontem deu-me para as saudades.

Na minha adolescência vivi e sofri a ouvir este senhor. Sofri por ele e secalhar até com ele. Coisas de chavala. Nunca pedinchei nada à minha mãe, mas, cada vez que ia à finada Virgin Megastore nos Restauradores (tendo percorrido 90 quilómetros para quase esse único propósito), levava-me ao desespero saber que estava ali um álbum, um single de remisturas desisteressantes, que não iria ter. Até as remisturas eu ouvia atentamente, com e sem fones, para perceber diferenças. Sabia os singles todos de cor…

Depois chateei-me com ele porque deixei de gostar da música que estava a compor, lá para 2002.

Ontem, pela primeira vez desde que tenho internet, fui ao Youtube ver o que havia por lá. E há isto: um concerto no Rock in Rio, em 1991. Aqui, o Grande Artista, como o chamo agora, tinha um relacionamento com o Anselmo Fellepa, brasileiro, que veio a falecer com um derrame cerebral, dizem, relacionado com a SIDA. É graças a este senhor, meus Fofos, que temos o ‘Older’ (e graças a essa outra grande senhora, a Maria Joana, pessoa descontraída, informal e liberal).

Adoro vê-lo nesta época. Acho que está extremamente bonito, adoro o brinco dele, adoro tudo. E a sua voz continua a ser a minha preferida.

Meus Fofos, este senhor, apesar de todas as coisas que tem feito (não vou dizer asneiras porque, para além de não o poder julgar só ele as poderá avaliar), continua a ser inteligente, elegante e muuuuito masculino.

Escolhi esta música porque, apesar de não ter sido composta por ele, marcou-me muito. Faz parte do álbum de tributo ao Freddie Mercury.

Meus Fofos, George Michael


quinta-feira, 15 de julho de 2010

“Fixe os olhos neste ponto. Concentre-se apenas nele. Esqueça tudo o resto. Vai começar a sentir-se cada vez mais leve, as suas pálpebras cada vez mais pesadas…”
“Olhe, desculpe, mas… aaaa… importa-se de fazer algum sentido? É porque eu assim não me consigo concentrar…”

Eles andam aí

Sabem o que eu vos digo? Que estou por aqui, por aqui!

Isto chegou-se a um ponto na nossa vida, na nossa sociedade, ãh, que já nem os animais, nem os animais, nos respeitam.

Por duas vezes hoje uns pombos estúpidos fizeram-me uma razia. E olhem que estou a falar a sério! Da segunda vez, então, se não me desviasse levava com uma asa na bochecha (pensavam que eu ia dizer tromba, não era? Haha! Nãããã! Je suis une lady, I don’t say such ugly words…). Ainda bem que não houve uma terceira porque acho que perdia as estribeiras e… e… ainda apanhava uma criatura dessas nojenta em pleno vôo (coisa nada dífícil, ‘tá-se mesmo a ver) e estrangulava-o com os meus ricos fones…

Mas que coisas inúteis… yac!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Da Física e outras ciências mais

O calor dilata os corpos e ainda bem que assim o é porque desta forma nós, gajas, temos a oportunidade de nos queixarmos menos de certas e determinadas coisas sobre as quais nunca estamos satisfeitas. É, é verdade. Olhem, ainda bem. Por outro lado, é uma grande chatice quando se calça salto alto e depois chegamos ao fim do dia e os pés estão todos inchaaaaaaaaaados, porque, para variar, escolhemos mal o dia para os calçarmos. Eu falo por mim, levo-os sempre quando preciso de fazer tarefas que implicam maior esforço físico, mas isto eu acho que é a minha veia mais bruta a falar alto: “Ai é? Ai vais fazer aquilo? Então levas as sandálias que é para sofreres melhor.”. Sim, meus Fofos, sofrer melhor… Pensando bem, aquilo de que eu tenho mesmo pena que o calor não dilate é o estômago… Tanta coisa boa que eu tenho em casa para comer e não posso, porque já esgotei a capacidade de ocupação.

Ai, olhem, tenham paciência comigo, porque isto uma gaja não escreve posts há imenso tempo e depois perde o jeito e depois sai-lhe tudo de enchurrada (e se for com um X paciência, hoje não me apetece ir ao dicionário) e vai uma gaja ver coisas giras e só dá de caras com certa e determinada gente que preferia não ver fora de certos e determinados locais e o que me apetecia mesmo agora era um gelado. Mas não posso, porque estou em hora de digestão. Gostei, “hora de digestão”! Hah!

Sim, eu também estou um bocado zonza com isto, tanto que nem me vou atrever a ler, mas considerem “stream of conciousness”. E não é que eu descobri que isto não é apenas um fenómeno da literatura? Ele o mundo é mesmo muito piqueno! Livra!

domingo, 4 de julho de 2010

Freira! Perigo!!!

As freiras não deveriam ser pessoas de bem? É que a senhora freira que vi hoje no metro era um perigo! Aquela mulher com uma muleta na mão era bem mais perigosa que qualquer serial killer! Minha Nossa Senhora!!!

Aquilo era muleta pelo ar, para a direita, para a esquerda! Valha-me Deus! Apontava com a muleta, mandou parar o metro com a muleta, passou à frente de toda a gente com aquela maldita muleta! Toda a gente se afastou! Pois não!!! Eu fui a primeira a correr para a carruagem seguinte! Fogo!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

De napa... só o Billy Idol!!!

Há gente que parece que não tem noção das coisas que veste e muito menos do que lhe fica bem ou mal! Eu não sou rapariguinha para andar a reparar no que é que o pessoal veste ou não mas há coisas que, por mais que não se queira, nos saltam à vista.

Há bocado dou de caras com um rapaz com umas calcinhas de napa que nem nos anos 80 se vestiam! Lembro-me de alguns casos “graves” de calças de napa por aí mas como parecia que naquela altura o que estava na moda era ser o mais piroso possível, a coisa até passava. Mas estamos em 2010!!! Já ninguém usa calças de napa! Muito menos pretas! Com a cintura até ao pescoço! Com a camisinha por dentro das benditas calças! Por favor...

Mentalizem-se de uma coisa! A única pessoa a quem fica bem um par de calças de napa preta é ao Billy Idol!!! Vão por mim que não se enganam!!!
Por falar nele, aqui fica o senhor com umas boazonas em Hot in the City!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Eu disse àqueles para aparecerem na 3ª feira, reparem bem, na 3ª feira. A mim cheirou-me logo a esturro. Eles começaram com uma conversa: “Oh doutor, sabe que isto ‘tá complicado” e tal. Eu pensei assim: “Já me ‘tão a querer enrolar”, “Ah, e coiso, o tempo agora ‘tá de menos chuva, combinámos pintar aí os muros a uns fulanos… Vamos ver no que vai dar, vamos ver no que vai dar…”

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Há festa na escola primária!

Esta 6ª feira houve festa na escola primária em frente à minha casa. É uma alegria! Ver os putos todos contentes, a correr, a brincar... aos gritos (acho menos graça mas vá...); os pais ainda mais histéricos que os putos (menos graça ainda...), um cheirete a sardinhas que não se pode (pronto, isto é que não tem mesmo graça nenhuma!) e as típicas marchas populares e a bela da musiquinha pimba na quantidade suficiente que estas situações requerem!

Mas, o que me fez mais confusão não foi nenhuma destas coisas! Ah pois não bebé! Foi o facto do patrocínio duma festa numa escola primária ser o de uma cerveja!!! Ò meus amigos, mas que raio de parvoíce é esta?! Aquilo é uma escola primária, senhores!!! Onde é que anda o Caprisone? O Tang? Cerveja???!!! Os putos a jogar ao lencinho e à apanhada com uma imperial na mão?!

Quer dizer, não podem levar um puxão de orelhas dum professor porque ficam traumatizados! Espetam-se no recreio, arranham um joelho, cai o Carmo e a Trindade! Lavam as mãos 150 vezes ao dia com desinfectantes por causa dos germes que lhes podem consumir as entranhas! Bebem leitinho com chocolate porque lhes faz bem aos ossos! Não têm aulas de educação sexual porque somos todos muito católicos! Mas à bela maneira do português, fazem festas de final de ano lectivo patrocinadas por cervejas!!! Com barraquinhas de cerveja e barris de imperial à disposição! É que nem eu tive apoio duma marca de cerveja para a viagem de finalistas!!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ah como eu os compreendo...

Cheguei a uma idade e a uma fase na minha vida em que tenho muito pouca paciência para certas e determinadas coisas... Estava a falar com a Bluedressed e estava a dizer-lhe que começo a perceber aquele pessoal que se passa dos carretos e entra em sítios e desata aos tiros e cenas semelhantes! Cada vez os compreendo melhor! À se compreendo!!!

Volta e meia lá aparecem mais uns “postalitos” para me fazerem pensar assim! Gente pobre (mas muito pobre mesmo! De espírito, claro!) e mal agradecida! Gente mal educada, gente que passa por cima de tudo e de todos só para conseguir o que quer! Gente hipócrita e mesquinha, intolerante e com uma cabecinha mais atrasada que a da minha avó! Gente que entra em histeria com a Selecção Nacional e com o Cristiano Ronaldo e se esquece de tudo o resto! Só não se esquece da m***a das vuvuzelas!!! Ai isso é que não pode ser!!! O que seria de Portugal, dos portugueses e de tudo o que mexe se não fossem as sopradelas, mal dadas ainda por cima, nas vuvuzelas?! É que na África do Sul aquilo faz outro sentido! Já viram a extensão da África do Sul?! Ò meus amigos, a minha rua não é a África do Sul!!! Tenham lá paciência!!!

Mas há mais! Ai há, há... Há muito mais que isto hoje está difícil... Como dizem a Bluedressed e o meu amigo P., estou assim atravessadinha! (o sinal é uma mão atravessada na testa...)

Cheguei à fase em que entendo esse pessoal dos tiros! Olhem, há sítios onde entrava e era uma razia completa! Também estou muito de acordo com aquele provérbio do “crime compensa”! A quantidade de gente que eu vejo a declarar o salário mínimo nacional que não recebe, aqueles que não pagam segurança social durante anos apesar de trabalharem a recibos verdes e eu, que por estúpidez ou bloqueio do computador que já era velhinho e não conseguia processar duas informações ao mesmo tempo, envio duas declarações de IVA e a seguir vou pagá-lo (ai que dor...) e passado dois meses recebo em casa uma cartinha das Finanças a dizer que não paguei e não sei quê... ò meus amigos, se eu não tivesse pago nenhuma nunca me teria chateado! A correria para as Finanças! Três vezes! Das duas primeiras não podem resolver o problema porque não têm sistema informático, telefone ou fax... até que da última lá se resolvem a fazer qualquer coisa porque aqui a vossa amiga escreveu uma cartinha muito bonitinha a explicar a situação e a chamar-lhes incompetentes e que o melhor era resolverem a porcaria que o próprio sistema deles não resolve! Mais um sitio onde eu entrava de espingarda em punho! Ou daquelas com silenciador... com uma caçadeira de canos serrados também não me parece mal... e uma metralhadora?! Isso é que era! Ai isso é que era!!!

Eu sei que não sou o Rambo, porque aquela fitinha na cabeça e a boca torta não fazem o meu género mas era capaz de lhe pedir umas explicações!


sábado, 19 de junho de 2010

Mais uma corrida, mais uma viagem...

Já uma vez aqui disse, aquando do concerto dos Xutos & Pontapés no Restelo em Setembro do ano passado, que estes cinco senhores fazem parte da minha vida e a sua música podia muito bem ser a banda sonora de qualquer filme que alguém se lembrasse de fazer acerca aqui da “je”!

Sábado passado fui vê-los a Santarém. Muito mais do que um concerto dos Xutos & Pontapés, foi um reencontro de amigos que não via há 20 anos! Daqueles amigos que não se esquecem por mais anos que passem! Daqueles amigos que ficam para sempre com um lugar especial no coração; com quem crescemos; com quem ri e chorei, com quem fiz asneiras, em quem confiei, com quem partilhei tanta coisa! Com quem passei férias, brinquei, comi, dormi... Que foram o meu mundo durante anos!

E querem saber o que é engraçado? A confiança mantém-se, o à vontade, a alegria e a vontade de nos voltarmos a ver! Foi isto o que mais aprendi na convivência com eles: que por mais tempo que passe, os verdadeiros amigos ficam sempre “cá” dentro! Foi bom “retomar” a conversa onde a tínhamos deixado. Assim, sem mais nem menos! Como se nos tivessemos despedido no dia anterior!

Tudo isto ao som dos Xutos! (É aqui que eles entram...) Lá estavam eles, mais uma vez, a marcar um momento especial da minha vida! Parece que sabiam e, nos momentos certos, tocaram aquelas músicas que tinham sido tão importantes para nós há vinte anos atrás! Mais uma vez! A fazerem a banda sonora das nossas vidas!
Obrigado Xutos!
Obrigado PB! Por te manteres igual a ti próprio, por seres a pessoa boa que és, o amigo que sempre foste!
Obrigado N.! A ti, especialmente, obrigado... Por seres quem foste e continuares a ser...