quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Depois dos Xutos!


Depois dos Xutos!

Depois dos Xutos, pouco tenho a dizer. Desengane-se quem pensar que tenho pouco a dizer porque o concerto foi um desastre, que correu mal e que saí de lá a chorar o dinheiro do meu bilhete! Tenho pouco a dizer porque tenho muito para sentir! Sim, eu sei, isto parece lamechas... não é esse o meu objectivo mas, de facto, e a única coisa que me apraz dizer!

Saí radiante do fantástico concerto que os Xutos & Pontapés deram, no sábado, no Estádio do Restelo!!! Amei!!! Deveria ter durado mais 3 horas!

Os Xutos & Pontapés fazem parte da minha vida. Quando era miúda comecei a ouvi-los com uns 8 ou 10 anos. Já eles existiam há 4 ou 5, mas coisa menos coisa... lembro-me de os ver no Passeio dos Alegres, do Júlio Isidro, de darem o concerto no Belenenses e de os meus pais não me terem deixado ir... Por essa mesma altura, deram uma sessão de autógrafos na ex-Valentim de Carvalho do Centro Comercial Fonte Nova e lá estava eu! Guardo religiosamente os autógrafos do Zé pedro, do Tim e do Gui!

Na escola secundária (um aparte: na Escola Secundária de Telheiras, onde passei os melhores anos da minha vida escolar, que quando lá andei já era uma escola provisória e que ainda hoje existe!!! E a funcionar!!! Vejam bem o que quer dizer “provisório” neste nosso país...) Retomando: Na escola secundária fazíamos concursos por tudo e por nada. A minha turma ganhou um desses concursos e, adivinhem vocês qual foi o prémio que escolhemos?! Um cheque oferta para um vinil! (sim, eu sou antiga, da época dos vinis... e não desta época revivalista de vinis. Da outra... da primeira... da antiga...) Ora, o vinil foi precisamente o “88” dos Xutos & Pontapés!!!

Podia estar para aqui a relembrar as vezes que os vi, ao vivo, em salas pequenas, grandes, de borla, a pagar... mas não vos quero maçar com isso! Lembro mais carinhosamente que os vi numa queima das fitas em Lisboa com uma chuvada monumental mas que ninguém arredou pé! Que os vi na Torre de Belém, há dois anos, com um amigo de longa data, o D.. Que os vejo na Festa do Avante há muitos anos e onde têm sempre um mar de gente à sua espera! Como em qualquer lado que vão! Felizmente! Felizmente porque adoro os Xutos! Adoro aqueles 5 homens! São homens que adoram o que fazem e transmitem-no para quem quiser ver! E ouvir! A sua simpatia, a entrega, a forma como fazem de cada espectáculo um espectáculo único, faz deles os Senhores que são hoje e que são para mim. (Eu não queria mas isto está a tornar-se lamechas... e garanto-vos que se não fosse o facto de estar no local de trabalho, já tinha caído uma lagrimita...)

Estes 5 homens fazem parte da minha vida, já o disse. As músicas deles são uma espécie de banda sonora da minha vida. Ao Zé Pedro, ao João Cabeleira, ao Kalú, ao Tim e ao Gui, longa vida! E obrigado...

4 comentários:

Bluedressed disse...

Long live the Rockers! And may God bless Joseph Peter's hands...

Pedro disse...

E diz ela que não gosta de escrever! É bom ler-te!

LittleGirlBlue disse...

pedro, descobri que tenho uma veia literária a latejar!

sendo assim, só não percebo porque é que o mst não se apaixonou antes por mim! deve ser a falta do sotaque...

Pedro disse...

A latejar e não é pouco! Pupula literacia!

A falta do sotaque ou a falta de um apartamento na barra da TIjuca...