sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Um dia na Segurança Social - I

Hoje resolvi escrever um post mais interactivo. Assim uma coisa mais ao vivo e a cores! Mais ou menos, pronto... vá! Estou numa repartição de serviços da segurança Social, sentadinha, a ouvir música e com 63 pessoas à minha frente. (Não digam já: "Ah! Grande coisa! Já tive mais!" Pois, eu também já tive 100 mas resolvi ir tomar o pequeno almoço, às Finanças, às compras... e agora voltei!)


Tenho estado a observar os diversos rituais que por aqui se praticam. Para começar, o segurança dá mais informações e sabe mais dos assuntos que qualquer um dos funcionários do serviço! O senhor dá impressos, empresta canetas, explica como preencher este e aquele formulário... até apazigua ânimos mais exaltados!

-Existem sete (sim, 7!) balcões de atendimento mas só dois (sim, 2!) estão em funcionamento!!! Será que os seus donos estão todos com Gripe A?! Espero que apenas tenham ido almoçar...

- Há mais de meia-hora que o placard (verdinho, bonito) que nos informa de quantas pessoas mais temos à frente, está no 64! (Desculpem-me a ordinarice mas se estivesse parado noutro número eu ainda percebia, agora no 64?!)

- Estão dois senhores há minha frente (um deles de palito na boca... à gajo! À macho! Confesso que é uma visão do inferno! Gajoqueégajo tem que ser gajo mas q.b.!) e um deles fala tão alto que nem a música que estou a ouvir me deixa imune à sua conversa! E que boa que é a conversa...

- Há grávidas com barrigas estranhíssimas, mesmo até com barrigas triangulares, que têm uma senha de atendimento prioritário! Aliás, neste momento, o número de atendimentos prioritários é superior ao número de atendimentos "normais"! Há muita grávida nesta zona, é o que é! Há também aqueles carrinhos de bebé onde se vêm os sacos das compras dos pais, as malas das mães, agora das crianças nem um som! Mas isto já deve ser só o meu mau feitio...

- Agora vem o primeiro dos aspectos mais brilhantes destes serviços: se às 10:30 da manhã cada pessoa demora em média 30 minutos a ser atendida, entre o meio dia e as 14h passam a demorar 1 hora (casos complicados, com certeza...). Apesar deste ser um aspecto muito bom, o segundo delicia-me particularmente: a partir das 4 da tarde cada pessoa é atendida em 5 minutos!!! Ah! E os 7 funcionários dos 7 balcões estão todos nos seus lugares! (Devem guardar para o fim os casos rápidos... não sei, digo eu... ou isso ou querem ir para casa depressa!)


Bom, o tal placard verde, bonito, informa do número 67. Eu sou o 121. Pode ser que ainda vos dê mais notícias! É que por este andamento, vou ter muito tempo para escrever... ou isso ou o segurança vem-me acordar lá para as 5 da tarde a dizer "ò menina, agora só amanhã, que o seu número já passou e só tem 3 senhas de tolerância!"

2 comentários:

Pedro disse...

E quando parou no 69, foi bom?

E>u sinceramente acho que nunca nenhum deputado entrou numa Segurança Social, o problema é esse.

Anónimo disse...

lololloolol ja sei o k te ofereço no natal ... uma senha po ano seres atendida na sigurança social lololol