segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pisca-pisca!

Ora bem. O post que se segue foi-me gentilmente encomendado pela LittleGirlBlue. Não podendo ser ela a fazê-lo, pois não pôde presenciar a cena que despoletou o texto, pediu-me amavelmente que eu o fizesse, já que foi a mim que me coube a boa ventura.

Sendo eu uma gaja que cresceu grande parte da sua vida num seio familiar matriarcal, e educada, consciente ou inconscientemente, em fortes bases feministas, há coisas que eu tenho muita dificuldade em assimilar… no sentido de digerir. Todas nós, gajas, com um palmozinho de testa (não vou dizer dois para não soar a pretensiosa!), deparamo-nos, por vezes, com homens em que o que nos apetece fazer é abanar a cabeça e dizer: “Eh pá, tu e a tua inteligência machona são uma aberração!”. Isto é um bocado contraditório porque, ao mesmo tempo que nós sabemos que uma pessoa é um esteriótipo, uma caricatura ridícula e extrema de uma determinada classe, não deixamos de nos sentir insultadas e vexadas por ela considerar de facto que as mulheres são seres inferiores.

E nós conhecemos um pintas desses. Não lhe falta a tatuagem, o fiozinho, a meia branca, o passar por nós, ver-nos e não nos dizer nada ou então dizer um: “Boa tarde” que parece que lhe escapou da boca, lá teve de ser, e então “deixa-me cá dizer isto depressa para me esquecer rapidamente que tive de o fazer”. E é incrível. Ele acredita mesmo que é superior a nós. Nem é melhor, mais forte, é mesmo superior. Curiosamente, eu tenho também a mesma perspectiva, pois vejo-o do ponto de vista social e antropológico, vá. Eu também tenho a perspectiva de que o vejo por cima, como uma águia, a sobrevoar.

O que vale é que nos rimos e conversamos um bocado sobre isto, sobre o que de mais cru existe na sociedade e relações humanas. Ai, meu Deus, isto era suposto ser uma coisa em jeito de graçola, mas acho que não sou capaz, mexe demasiado com os meus valores intrínsecos. Olhem, paciência, vou-me já embora que é para isto não piorar.

Vês, LittleGirlBlue, eu sabia que não devia ser eu a escrever isto!

Sem comentários: