terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Parabéns...

“Sou demasiado pop para a música tradicional e demasiado tradicional para a música pop”, dizia João Aguardela.

Faria hoje 41 anos, se a morte não o tivesse levado no dia 18 de Janeiro de 2009. Quando soube da notícia fiquei chocada. Gostava muito do João Aguardela e da forma inteligente como ele reinventava a música tradicional portuguesa. Reinventava a música e reinventava-se a ele e aos músicos que o acompanhavam. Foi o fundador dos Sitiados, mentor do Projecto Megafone, Linha da Frente e a Naifa.

Por gostar muito dele e o admirar imenso, dou-lhe os Parabéns! Esteja ele onde estiver, que esteja bem. Por aqui será sempre lembrado!

Fica aqui um excerto de um texto escrito por um amigo do João, o jornalista Ricardo Alexandre (retirado de http://anaifa.blogspot.com/):

"(...) criador com capacidades fora do comum, inovador, Aguardela soube antecipar tendências e lançar projectos esteticamente inéditos, sempre numa abordagem marcada pela defesa da língua e da cultura portuguesas. Firme nas convicções, determinado nos objectivos, invulgar na forma de ser e estar na vida, desde sempre grangeou respeito e admiração no meio musical, ainda que nunca tivesse procurado o estrelato.

Vítima de cancro, morreu no Hospital da Luz, aos 39 anos. Deixa uma obra invejável e saudade à família e amigos. Como escreveu o João "os dias sem ti / são todos iguais / são dias sem brilho / são dias a mais.""




Sem comentários: